Idiomas

Menu principal

Caldas da Rainha e Óbidos

Uma rota histórica com cerca de 110km, elaborada por nós, usando vias pitorescas e com pouco trânsito. Caldas da Rainha é uma das cidades do Oeste fundada em 1511, conhecida pela arte da faiança decorativa e pelo seu Hospital Termal. A sua fama vem desde 1484 devido à passagem da Rainha D. Leonor, esposa de Joao II de Portugal, pelas Caldas da Rainha, numa viagem entre Óbidos e a Batalha.

Nas Caldas da Rainha seleccionámos uma visita à Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha que ganhou fama pelas obras de Rafael Bordalo Pinheiro. Percorrendo cerca de 400mt a pé atravessamos o Parque do Hospital Termal D. Carlos I, caracterizado pela beleza do seu jardim e pelo seu lago, onde é possível fazer um passeio de barco. Ainda dentro do parque, podemos visitar e observar algumas das obras no Museu José Malhoa, uma pessoa de enormes faculdades e qualidade artísticas. Nas Caldas da Rainha, podemos ainda visitar o seu comércio tradicional na conhecida “rua das montras”, passando pelo mercado diário ao ar-livre, onde os pequenos produtores locais, de legumes e frutas, expõem os seus produtos na conhecida “praça da fruta”.

De seguida iniciamos uma viagem até Óbidos, terra de encantos e de Rainhas, onde a beleza das suas muralhas e do Castelo de Óbidos erguido no Sec. XII e classificado como Monumento nacional, requerem uma visita obrigatória.

Em Óbidos podemos percorrer a pé toda a muralha com cerca de 1.600mt de perímetro, visitar as suas bonitas ruas ornamentadas, o seu comércio e bares tradicionais, onde tomar uma ginjinha de Óbidos é um culto obrigatório. Em Óbidos existem restaurantes e cafés onde é possível tomar uma refeição mais elaborada ou um simples snack.

Com o aumento da procura de Óbidos como destino turístico obrigatório no mundo, os locais investiram em charretes e viaturas eléctricas, que facilmente se podem alugar para um passeio guiado dentro e fora das muralhas.

Estando perto do Oceano Atlântico, antes de regressar novamente à Casa da Serra, preparamos um pequeno percurso até à Lagoa de Óbidos, onde podemos usufruir de uma paisagem única tanto na lagoa, como na parte junto ao Oceano Atlântico, e tirar umas fotos ao pôr-do-sol, para mais tarde recordar.

 

*Este roteiro pode ser feito de forma auto-guiada com GPS disponibilizado pela Casa da Serra.

Reservas As minhas reservas